Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:sipac:perspectiva_orcamentaria

Perspectiva em relação ao orçamento

Os seguintes módulos do SIPAC estão relacionados ao orçamento. Esses módulos possuem relacionamentos entre eles e estão ilustrados na figura abaixo:

Descrição dos Relacionamentos

Aqui estão descritas as dependências entre os módulos exibidos na imagem acima.

Módulos que dependem do orçamento para serem implantados:

Contratos: No cadastro do contrato o empenho é associado. Esse empenho pode ser importado do SIAFI para o SIPAC ficando disponível no módulo de orçamento ou registrado manualmente no SIPAC-Orçamento (empenho existente no SIAFI).

Liquidação de Despesa: Quando for realizado o registro de ocorrência (multa, advertência, atraso da entrega do material ou serviço, dentre outros) para um empenho. O módulo de liquidação também depende do orçamento para associação do empenho ao processo de compra, consulta dos empenhos, para protocolar o empenho, que será gerado um número de documento de protocolo agrupando os empenhos informados, cancelamento e anulação de solicitação de empenho.

Patrimônio: No cadastro da nota fiscal orçamentária é necessário associar o empenho. O empenho é registrado no SIAFI e integrado ao SIPAC através do módulo de orçamento. Sem essa integração não é possível cadastrar notas fiscais orçamentárias no módulo de patrimônio, que são aquelas que possuem um empenho associado.

Almoxarifado: Os materiais são entregues mediante emissão de empenho para o fornecedor. Esse empenho é registrado no SIAFI e integrado ao SIPAC através do módulo de orçamento. Sem essa integração não é possível cadastrar notas fiscais orçamentárias, aquelas que possuem um empenho associado, nem consultar os empenhos para saber a informação do saldo, credor, processo de compra associado.

Requisição de Viagem, Passagem, Hospedagem, Diárias, Suprimento de Fundos, Material/Serviço Contratado, Curso/Concurso e Material: No cadastro desses tipos de requisições, o usuário necessita informar como a despesa será custeada. Ele pode custear a despesa retirando do orçamento da sua unidade (se tiver saldo suficiente), utilizar um empenho estimativo (se tiver empenho estimativo registrado em nome da unidade) ou do orçamento de convênio (se a sua unidade possui orçamento de convênio distribuído). Para essas situações é preciso que orçamento esteja alocado no módulo de orçamento. Caso a unidade do usuário não tenha orçamento para nenhuma das situações será possível o mesmo solicitar autorização orçamentária para custear a despesa. A autorização é realizada pelo o ordenador da instituição, que escolherá um célula orçamentária que tem saldo para autorizar o recurso.

DDO: Para cadastrar a cota orçamentária é necessário incluir as informações da célula orçamentária que são cadastradas no módulo de orçamento.

Projetos e convênios:

Ao efetivar um projeto é criado/vinculado a um contrato e o módulo orçamento integra aos módulos de projetos e contratos os empenhos, ordens bancárias e demais operações.

Compras/Licitação:

- Relação com os sistemas estruturantes:

Contratos: Importação das informações básicas do contrato e aditivos do SIASG/SICON.

Orçamento: Através do módulo de orçamento podem ser importados os documentos de NE, ND, NC, OB, DARF, DAR, GPS, GRU (simples e cobrança), Documento Hábil e NS do SIAFI. Além desses documentos é possível importar do SIAFI para o SIPAC as tabelas auxiliares (Credores, Fonte de Recurso, Natureza de Despesa, Plano Interno, Programa de Trabalho, PTRes e UG).

Compras/Licitação: Importação das propostas do ComprasNET para o SIPAC.

suporte/sipac/perspectiva_orcamentaria.txt · Última modificação: 2016/10/11 09:46 (edição externa)