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Módulo de Orçamento

É parte do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) da UFRN. O objetivo é integrar as atividades de administração com as de execução orçamentária da UFRN. O seu objetivo é realizar a gestão orçamentária da instituição em todo o seu ciclo de vida. O sistema orçamentário possibilita aos seus gestores realizar operações com nota de dotação, distribuição orçamentária para as unidades gestoras subordinadas, anulações de dotações, operações de provisão orçamentária, remanejamentos entre os centros de custos, transferências, empréstimos, restituições, cadastro de empenho.

O módulo de orçamento opera na UFRN desde 2006 e faz parte das atividades diárias do Setor de Execução Orçamentária da Pró-Reitoria de Administração, Unidades Gestoras (Centros Acadêmicos, hospitais e etc). Em 2010, o módulo passou por uma restruturação.

O módulo Orçamento, do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), propõe-se a integrar as atividades de administração com a execução orçamentária. Todo o processo orçamentário tem sua obrigatoriedade estabelecida na Constituição Federal, art.165, que determina a necessidade do planejamento das ações de governo por meio do:

  • Plano Plurianual – PPA;
  • Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO;
  • Lei Orçamentária Anual – LOA.

Esta página descreve este módulo detalhadamente e lista todas as suas operações, manuais de utilização e vídeos-aula.

Perfis envolvidos

  1. Gestor de Dotação Orçamentária: Permite ao usuário registrar dotação orçamentária e distribuir dotação no módulo de orçamento do SIPAC.
  2. Executor de Convênio: Permite realizar as operações de orçamento de um determinado convênio.
  3. Integrador SIAFI GLOBAL: Habilita o usuário a consolidar dados do SIAFI para todas as UGs cadastradas.
  4. Integrador SIAFI GESTORA: Habilita o usuário a realizar a importação de dados do SIAFI.
  5. Executor de Orçamento Global: Permite ao usuário registrar a execução orçamentária da instituição de forma global, sem restrição por gestora. Registro de empenhos, ordem bancárias, acesso a relatórios e etc.
  6. Executor do Orçamento: Habilita o usuário a registrar a execução orçamentária de uma gestora em específico vinculada à instituição. Registro de empenhos, ordem bancárias, acesso a relatórios, etc. Não tem uma visão global da instituição.
  7. Executor Especial: Permite ao usuário registrar débitos nas unidades orçamentárias mesmo que o saldo global da sua gestora se torne negativo. Este perfil não possui acesso as funcionalidades das operações de cadastro.
  8. Solicitador de Credito orçamentário: Papel a ser utilizado para fornecer a permissão de solicitar crédito orçamentário.

Principais Fluxos

  • Uma vez publicada a Lei Orçamentária Anual – LOA, observadas as normas de execução orçamentária e de programação financeira da União estabelecidas para o exercício, e lançadas as informações orçamentárias, fornecidas pela Secretaria de Orçamento Federal, no SIAFI , por intermédio da geração automática do documento Nota de Dotação – ND, cria-se o crédito orçamentário e, a partir daí, tem-se o início da execução orçamentária propriamente dita. A operação de dotação é realizada para que o crédito orçamentário seja distribuído para as células das unidades gestoras, esta operação é realizada pelo perfil -1- Gestor Dotação Orçamentário.
  • Após realizar a Nota de Dotação (ND), a Unidade de Gestora (UG) pode distribuir o orçamento recebido para as suas Unidades Gestoras subordinadas através da operação de Distribuição de Dotação realizada pelo perfil -1- Gestor Dotação Orçamentário, que por sua vez, poderá distribuir para os Centros de Custos subordinados através da operação de Alocação de Centro de Custo realizada pelos perfis -2- Executor de Convênios, -5- Executor do Orçamento Global e -6- Executor do Orçamento Local.
  • Em seguida tem o estágio da execução das despesas é o Empenho (através de Registrar Nota de Empenho), a Liquidação (através de Liquidar Empenho) e o Pagamento (através de Registrar Ordem Bancária - OB). Todas estas operações devem ser realizadas por um dos perfis -2- Executor de Convênios, -5- Executor do Orçamento Global ou -6- Executor do Orçamento Local.
  • Os demais perfis -7- Executor Especial, -4- Integrador SIAFI e -8- Solicitador Crédito Orçamentário exercem operações mais específicas em relação ao fluxo principal e são utilizados conforme descrição dos Perfis de Usuário.

Integração com Sistemas Estruturantes

Integração com o SIAFI O módulo de Orçamento integra-se com o SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). Podem ser importados do SIAFI para o SIPAC os seguintes documentos orçamentários: As Notas de Crédito (NC), Notas de Dotação, Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARFS), Notas de Empenho (NE), Notas de Sistemas e Ordens Bancárias. Estes documentos serão apenas importados para o SIPAC quando forem consolidados através do Módulo Orçamentário.

O sistema importa também do SIAFI dados auxiliares como: Credores, Natureza de Despesas, Fonte de Recursos, Plano Interno (PI), Programa de Trabalho (PT), Programa de Trabalho Resumido (PTRES), e Unidades Gestoras. Estes dados são importados diretamente para o SIPAC.

STA

O processo de extração de dados do SIAFI para o SIPAC se dá através do Sistema de Transferência de Arquivos (STA), onde são realizados os downloads dos arquivos de importação, para serem processados no SIPAC e concluir a importação dos dados.

Manuais do Responsável pelo Sistema Orçamentário

Clique no link Página para Impressão, caso deseje acessar e imprimir a lista de manuais deste módulo.

Para acessar o módulo orçamento siga o caminho indicado abaixo:

Aba Cadastros

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
1Cadastrar Categoria de Despesa A categoria é definida como uma subdivisão da natureza de despesa que é criada para classificar as despesas descriminadas na instituição(a categoria ou grupo de despesa, pertence ao primeiro digíto de um total de seis dígitos). Categoria da Despesa → Cadastrar
2Listar Categoria de Despesa Consultar as categorias de despesas cadastradas. Categoria da Despesa → Listar
3Cadastrar Célula Orçamentária Cadastrar as células orçamentárias no sistema. Uma célula orçamentária é o conjunto de dados que compõem a estrutura básica de armazenamento dos valores constantes do orçamento da união. É composto pela Esfera orçamentária, Unidade Orçamentária, Programa de Trabalho Resumido (PTRes), Fonte de Recursos, Natureza da Despesa (ND), Unidade Gestora Responsável e Plano Interno (PI). Célula Orçamentária → Cadastrar
4Listar Célula Orçamentária Consultar as células orçamentárias cadastradas. Célula Orçamentária → Listar Fhash  Iphone
5Cadastrar Credor Permitir cadastrar um fornecedor do tipo pessoa física, jurídica ou unidade gestora que serão relacionados como fornecedores nos contratos firmados. Credor → Cadastrar
6Listar Credor Consultar os credores cadastrados. Credor → Listar
7Cadastrar Natureza da Despesa Cadastrar as naturezas de despesas. A Natureza de Despesa (ND) é o desdobramento da despesa com pessoal, material, serviços, obras e outras meios de que se serve a administração pública. Natureza da Despesa → Cadastrar
8Listar/Alterar Natureza da Despesa Consultar as Naturezas de Despesas que foram cadastradas no sistema. Natureza da Despesa → Listar/AlterarFhash  Iphone
9Cadastrar/Atualizar Evento do SIAFIPermite cadastrar um mapeamento de evento do SIAFI no SIPAC a partir de uma necessidade existente de utilizar um evento não mapeado no SIPAC. ressaltando que para as operações de transferências o SIPAC está preparado para consolidar registros como Remanejamento, Distribuição de Dotação, Anulação de Distribuição de Dotação, Provisão Orçamentária e Anulação de Provisão Orçamentária. Evento do SIAFI → Cadastrar
10Listar/Alterar Evento do SIAFI Permite consultar e alterar o mapeamento de evento cadastrado. Evento do SIAFI → Listar/Alterar
11Cadastrar Esfera Cadastrar as esferas utilizadas na instituição. A esfera orçamentária tem por finalidade identificar se o orçamento é fiscal (F), da seguridade social (S) ou de investimento. Esfera → Cadastrar
12Listar/Alterar Esfera Consultar e/ou alterar as esferas cadastradas. Esfera → Listar/Alterar
13Cadastrar Fonte de Recurso Inserir no sistema as fontes de recurso utilizadas pela instituição. Fonte de Recurso é a origem ou a procedência dos recursos que devem ser gastos com uma determinada finalidade. Fonte de Recurso → Cadastrar
14Listar/Alterar Fonte de Recurso Consultar e/ou alterar as Fontes de Recursos cadastradas. Fonte de Recurso → Listar/Alterar
15Cadastrar Programa de Trabalho Inserir os Programas de Trabalhos (PT) no sistema. O PT é o con­junto de pro­jetos que contenha detalhadamente as intenções de uma administra­ção para re­alizar uma obra ou ser­viço. Programa de Trabalho → Cadastrar
16Listar/Alterar Programa de Trabalho Consultar e/ou alterar os Programas de Trabalho cadastrados no sistema. Programa de Trabalho → Listar/Alterar
17Cadastrar Plano Interno Incluir os planos internos utilizados na instituição. O Plano Interno (PI) é o instrumento de planejamento e de acompanhamento da ação programada, usado como forma de detalhamento de um projeto/atividade. Plano Interno → Cadastrar Fhash  Iphone
18Listar/Alterar Plano Interno Consultar e/ou alterar os Planos Internos cadastrados. Plano Interno → Listar/Alterar Fhash  Iphone
19Cadastrar Programa de Trabalho Resumido Incluir os programas de trabalho resumido utilizados. Programa de Trabalho Resumido → Cadastrar
20Listar/Alterar Programa de Trabalho Resumido Consultar e/ou Alterar os PTRES incluídos no sistema. Programa de Trabalho Resumido → Listar/Alterar
21Listar Unidade Consultar todas as Unidades cadastradas no sistema. Unidade → Listar
22Cadastrar Unidade Central de Empenho Cadastrar unidades da instituição como unidade central de empenho. A Unidade central de empenho é utilizada quando não se sabe especificamente a qual unidade será atribuído um empenho cadastrado. Sendo temporariamente debitado dessa unidade central, até a definição a ser realizada na liquidação de despesa, quando finalmente esse montante é debitado da unidade real de onde sairá o recurso. Unidade Central de Empenho → Cadastrar
23Listar/Alterar Unidade Central de Empenho Consultar e/ou alterar as Unidades Centrais cadastradas. Unidade Central de Empenho → Listar/Alterar
24Atualizar Parâmetros Tem a finalidade de definir configurar os parâmetros que definem o comportamento do sistema, por exemplo: a permissão de saldos negativos na células orçamentárias. Parâmetros Gestora → Atualizar Parâmetros

Aba Consultas

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
25Consultar Empenho Consultar os empenhos cadastrados. São visualizados todos os detalhes do empenho, além de cancelamentos, anulações e outras informações. Empenho → Empenho
26Consultar Anulação de Empenho Consultar as anulações realizadas nos empenhos. Empenho → Anulação de Empenho
27Consultar Reforço de Empenho Visualizar os reforços aplicados ao empenho. Empenho → Reforço de Empenho
28Consultar Cancelamento de Empenho Visualizar os cancelamentos realizados sobre os empenhos. Empenho → Cancelamento de Empenho
29Consultar Documento de Resumo para Empenho Consultar o antigo pré-empenho (ou minuta da licitação). Empenho → Documento de Resumo para Empenho
30Consultar Movimentação de Liquidação de Empenho Consultar as movimentações de liquidação de empenhos da unidade gestora do usuário. O usuário visualiza os detalhes do empenho, as liquidações associadas, ordens bancárias e informações dos centros de custos. Empenho → Movimentação de Liquidação de Empenho
31Consultar Liquidação de Empenho Empenho → Liquidação de Empenho
32Consultar Liquidação Importada do SIAFI Empenho → Liquidação Importada do SIAFI
33Consultar Ordem Bancária de Pagamento Visualizar os dados da Ordem Bancária (OB) cadastrada e liquidações associadas a OB. Empenho → Pagamento → Ordem Bancária
34Consultar Alocação de Centros de Custo Realizar a consulta das alocações efetuadas para Centros de Custos. Transferência → Alocação de Centro de Custos
35Consultar Anulação de Alocação de Centro de Custos Consultar os débitos efetuados das alocações realizadas para os centros de custos. Transferência → Anulação de Alocação de Centro de Custos
36Consultar Anulação de Distribuição de Dotação Mostrar o débito realizado da anulação distribuição de dotação realizado entre as gestoras. Transferência → Anulação de Distribuição de Dotação
37Consultar Anulação de Dotação Visualizar o débito realizado na dotação orçamentária realizada entre as células de origem e destino. Transferência → Anulação de Dotação
38Consultar Anulação de Provisão Orçamentária Visualizar a operação de débito da provisão orçamentária realizada. Transferência → Anulação de Provisão Orçamentária
39Consultar Distribuição de Dotação Visualizar as distribuições de dotações orçamentárias realizadas. Transferência → Distribuição de Dotação
40Consultar Dotação Visualizar as dotações cadastradas no SIPAC. Transferência → Dotação
41Consultar Empréstimo Visualizar os empréstimos realizados entre células orçamentárias. Transferência → Empréstimo
42Consultar Restituição Visualizar as restituições realizadas entre as células orçamentárias.Transferência → Restituição
43Consultar Provisão Orçamentária Mostrar as provisões realizadas entre as células orçamentárias. Transferência → Provisão Orçamentária
44Consultar Remanejamento Mostrar os remanejamentos efetuados entre as células orçamentárias. Transferência → Remanejamento
45Consultar Repasse Orçamentário Mostrar os repasses orçamentários efetuadas entre as células orçamentárias de origem e destino. Transferência → Repasse Orçamentário
46Consultar Reprogramação quando a unidade tem orçamento no recurso proprio que não utiliza. Neste caso ele reprograma para ano seguinte. Somente para unidades que tem orçamento próprio. Transferência → Reprogramação
47Consultar Requisições Mostrar os as informações gerais da requisição, itens da requisições, histórico e outras informações. Requisição → Requisições
48Consultar Documentos Lançados Apenas no SIAFI Integração SIAFI → Documentos Lançados Apenas no SIAFI

Aba Cotas

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
49Detalhar Cotas das Gestoras por Centro de Custo Detalhamento de Cotas → Detalhar Cotas das Gestoras por Centro de Custo
50Registrar Cotas por Unidade Gestora Registro de Cotas → Registrar Cotas por Unidade Gestora
51Relatório de Execução de Cotas Relatórios → Execução de Cotas

Aba Estornos

O estorno deverá ser utilizado quando houver algum erro ao cadastrar a Transferência. A operação inativará o registro e toda a movimentação relacionada. A operação de estorno deverá reverter todas as operações realizadas na célula e na movimentação orçamentária.

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
52Estornar Dotação/Anulação de Dotação Efetuar o cancelamento da anulação de dotação orçamentária. Estorno → Dotação/Anulação de Dotação
53Estornar Transferência Efetuar o cancelamento das transferências realizadas no SIPAC. Estorno → Transferência
54Estornar Anulação de Empenho Efetuar o cancelamento da Anulação de Empenho. Estorno → Anulação de Empenho
55Estornar Liquidação de Empenho Efetuar o cancelamento da liquidação realizada no empenho. Estorno → Liquidação de Empenho
56Estornar Reforço de Empenho Inativar o reforço do empenho realizado no SIPAC. Estorno → Reforço de Empenho
57Estornar SubEmpenho Inativar o subempenho cadastrado. Estorno → SubEmpenho
58Estornar Empenho Inativar o empenho cadastrado. Estorno → Empenho
59Estorno de Cancelamento de Empenho Excluir um cancelamento de empenho realizado. Estorno → Cancelamento de Empenho
60Estornar Tributos Estorno → Tributos

Aba Movimentações

# Operação Finalidade Caminho no Sistema Vídeo aula
61 Nota de Dotação A Nota de Dotação (ND) Orçamentária é a primeira etapa da distribuição orçamentária, é através desta operação, que a instituição recebe orçamento. A finalidade desta operação é alimentar o SIPAC com estes dados. Movimentações Orçamentárias → Nota de Dotação
62 Anulação de Nota de Dotação Anular totalmente ou parcialmente a operação de Nota de Dotação. Movimentações Orçamentárias → Anulação de Nota de Dotação
63 Distribuição de Dotação Transferir orçamento entre duas células orçamentárias, uma de origem e outra de destino. Movimentações Orçamentárias → Distribuição de Dotação
64 Anulação de Distribuição de Dotação Anular totalmente ou parcialmente a operação de Distribuição de Dotação. Movimentações Orçamentárias → Anulação de Distribuição de Dotação
65 Provisão Orçamentária Transferir orçamento entre as células de unidades gestoras que não estão ligadas a dotação do orçamento. Movimentações Orçamentárias → Provisão Orçamentária
66 Anulação de Provisão Orçamentária Anular o orçamento distribuído de uma unidade gestora para outra gestora que não são ligadas a dotação do orçamento. Movimentações Orçamentárias → Anulação de Provisão Orçamentária
67 Remanejamento na Gestora Transferir orçamento entre células da mesma unidade. Movimentações Orçamentárias → Remanejamento na Gestora
68 Alocação Para Centro de Custo Distribuir o orçamento da unidade gestora em que se está executando, para os Centros de Custo subordinados. Movimentações Orçamentárias → Centros de Custo → Alocação Para Centro de Custo
69 Anulação de Alocação Para Centro de Custo Anular (desfazer) o orçamento para os centros de custo feito pela gestora em que se executa o orçamento. Movimentações Orçamentárias → Centros de Custo → Anulação de Alocação Para Centro de Custo
70 Remanejamento no Centro de Custo Transferir orçamento entre células orçamentárias de uma mesma unidade, onde é obrigatório que as esferas de origem e destino sejam iguais, com exceção de quando a esfera da célula de destino for de Custeio. Movimentações Orçamentárias → Centros de Custos → Remanejamento no Centro de Custo
71 Transferência de Orçamento de Bolsas Tem a finalidade de realizar as transferências orçamentárias de gastos de unidades com bolsas, para uma outra unidade de destino. Movimentações Orçamentárias → Transferências → Transferência de Orçamento de Bolsas
72 Transferência Mensal Automática de Combustíveis é utilizada para realizar as transferências automáticas entre as unidades. Com a finalidade realizar o pagamento de gastos com combustíveis. Movimentações Orçamentárias → Transferências → Transferência Mensal Automática de Combustíveis
73 Transferência Mensal Automática de Gastos com Telefonia é utilizada para realizar as transferências automáticas entre as unidades, servindo para realizar o pagamento de gastos com telefonia. Movimentações Orçamentárias → Transferências → Transferência Mensal Automática de Gastos com Telefonia
74 Alterar Transferência Realizar alterações nos dados inseridos no momento do cadastro. Nesta operação é possível alterar a modalidade da transferência, a data, o processo, o valor e os dados da célula orçamentária. Movimentações Orçamentárias → Outros → Alterar Transferência
75 Empréstimo É um processo de transferência entre células orçamentárias de unidades distintas, onde o valor transferido deve ser devolvido. Movimentações Orçamentárias → Outros → Empréstimo
76 Restituição É um processo de transferência entre células orçamentárias de unidades distintas onde o valor transferido não deve ser devolvido. As unidades das células de origem e destino são subordinadas à unidade gestora que se está executando o orçamento. Movimentações Orçamentárias → Outros → Restituição
77 Repasse Orçamentário É um processo para registrar transferências entre qualquer unidade da gestora. Movimentações Orçamentárias → Outros → Repasse Orçamentário
78 Reprogramação Quando resta orçamento no exercício atual é realizada a operação orçamentária do valor para o exercício seguinte. Esta operação é denominada de Reprogramação Orçamentária. Movimentações Orçamentárias → Outros → Reprogramação
79 Solicitar Crédito Orçamentário Solicitar de crédito orçamentário para o suprimento de determinadas despesas em unidades específicas Movimentações Orçamentárias → Solicitação de Crédito Orçamentário → Solicitar Crédito
80 Listar Solicitações de Crédito Orçamentário Consultar as solicitações de crédito orçamentário cadastradas. Movimentações Orçamentárias → Solicitação de Crédito Orçamentário → Listar Solicitações
81 Registrar Nota de Empenho Cadastrar os empenhos vinculados a requisições, vinculados a compras de materiais ou serviços de obras e engenharia e empenhos que se enquadram em outras operações. Empenho → Registrar Nota de Empenho
82 Alterar Nota de Empenho Realizar as alterações nos dados dos empenhos cadastrados. Empenho → Alterar Nota de Empenho
83 Anular Empenho Alterar (subtrair) o valor do saldo de um empenho. Empenho → Anular Empenho
84 Cancelar Nota de Empenho Subtrair o saldo do empenho, não devolvendo o valor subtraído a célula orçamentária. Ou seja o valor cancelado não poderá mais ser utilizado. Empenho → Cancelar Nota de Empenho
85 Reforçar Empenho Incorporar o valor do reforço à Nota de Empenho (NE) que irá reforçar. Empenho → Reforçar Empenho
86 Alterar Reforço do Empenho Alterar o valor do reforço cadastrado. Empenho → Alterar Reforço do Empenho
87 Anexar Arquivo Digitalizado Tem a finalidade de anexar arquivos ao empenho. Empenho → Anexar Arquivo Digitalizado
88 Anulações Pendentes de Registro Listar os documentos de Notas de Empenho que foram importados do sistema SIAFI, referentes a uma anulação de empenho, mas que ainda não foram registrados no módulo orçamentário do SIPAC. Empenho → Integração SIAFI → Anulações Pendentes de Registro
89 Cancelamentos Pendentes de Registro Listar os documentos de Notas de Empenho que foram importados do sistema SIAFI, referentes a um cancelamento de empenho, mas que ainda não foram registrados no módulo orçamentário do SIPAC. Empenho → Integração SIAFI → Cancelamentos Pendentes de Registro
90 Empenhos Pendentes de Registro Listar os documentos de Notas de Empenho que foram importados do sistema SIAFI, mas que ainda não foram registrados no módulo orçamentário do SIPAC. Empenho → Integração SIAFI → Empenhos Pendentes de Registro
91 Liquidações Pendentes de Registro Listar os documentos de Nota de Sistema (NS) importados do SIAFI que não foram importados para o SIPAC/Orçamento. Empenho → Integração SIAFI → Liquidações Pendentes de Registro
92 Reforços Pendentes de Registro Listar os documentos de Notas de Empenho que foram importados do sistema SIAFI, referentes a um reforço de empenho, mas que ainda não foram registrados no módulo orçamentário do SIPAC. Empenho → Integração SIAFI → Reforços Pendentes de Registro
93 Alterar Liquidação de Empenho Alterar um registro de liquidação que tenha sido cadastrado incorretamente. Empenho → Liquidação/Pagamento → Alterar Liquidação Empenho
94 Liquidar Empenho Tem a finalidade liquidar a obrigação de pagamento. Empenho → Liquidação e Pagamento → Liquidar Empenho
95 Registrar Ordem Bancária Destina-se ao pagamento de compromissos, bem como à liberação de recursos para fins de adiantamento e suprimento de fundos. Empenho → Liquidação/Pagamento → Registrar Ordem Bancária
96 Cadastrar Tributo Realizar o cadastro dos tributos DARFs, GPS, DAR. Esta funcionalidade de ser cadastrada em paralelo com a OB. A soma da OB e Tributos totalizam a liquidação. Empenho → Liquidação/Pagamento → Cadastrar Tributo
97 Desassociar Requisição de Empenho Anulado Realizar a desassociação de uma requisição dos empenhos anulados associados à mesma, permitindo que esta seja paga por outro empenho. Empenho → Desassociações → Desassociar Requisição de Empenho Anulado
98 Desassociar Documento de Resumo para Empenho de Empenho Anulado Desvincular um pré-empenho de um empenho anulado. Empenho → Desassociações → Desassociar Documento de Resumo para Empenho de Empenho Anulado
99 Solicitações de Empenho em Registro de Preços Empenho → Requisições → Solicitações de Empenho em Registro de Preços
100 Atualizar Bloqueio Atualizar os dados inseridos na operação de Bloquear. Bloqueio → Atualizar Bloqueio
101 Bloquear Tornar indisponível a dotação apresentada como fonte de recurso para viabilizar a abertura de crédito Bloqueio → Bloquear
102 Desbloquear Liberar o orçamento bloqueado, disponibilizando o recurso para ser utilizado Bloqueio → Desbloquear
103 Ajustar Requisição Realizar alterações nos valores contingenciados até o momento para a requisição. Requisições → Ajustar Requisição
104 Consultar Requisição Permite consultar as requisições cadastradas no sistema. Requisições → Consultar Requisição
105 Estornar Requisição Permite efetuar o cancelamento das requisições cadastradas. O estorno deverá ser utilizado quando houver algum erro ao cadastrar a requisição. Requisições → Estornar Requisição
106 Modificar Atendimento de Solicitação SRP Efetuar modificações no registro de preços para aquisição, locação de bens, prestação de serviços que apresetam consumo frequentemente. Requisições → Modificar Atendimento de Solicitação SRP

Aba Relatórios

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
107Relatório de Empenhos Emitidos Exibir os empenhos emitidos por uma unidade, credor, elemento de despesa, fonte de recurso, plano interno ou programa de trabalho em um determinado período ou para o exercício atual e anterior ou ambos. Empenhos → Empenhos Emitidos
108Relatório de Empenhos a Pagar Permitir a visualização de todos os empenhos liquidados e que ainda não foram totalmente pagos. Empenhos → Empenhos a Pagar
109Relatório do Total de Empenhos Emitidos Totalizar os empenhos emitidos pela gestora em que está logado e no ano orçamentário corrente ou selecionado pelo o usuário. Empenhos → Total de Empenhos Emitidos
110Relatório de Detalhamento por Subitem Disponibilizar informações dos detalhamentos de empenho agrupados por subitem. Empenhos → Detalhamento por Sub-item
111Relatório de Extrato Orçamentário por Unidade Emitir um relatório de Extrato Orçamentário por Unidade, que apresenta a lista e totalização das movimentações de transferências, bloqueios, dotações, empenhos e contingenciamentos para uma unidade selecionada. Movimentações Orçamentárias → Extrato Orçamentário por Unidade
112Relatório de Movimentação Orçamentária por Unidade Analisar a movimentação orçamentária realizada por uma unidade. O relatório disponibiliza as informações agrupadas por células orçamentárias e em cada célula é possível visualizar todo o crédito, débito e saldo da célula. Movimentações Orçamentárias → Movimentação Orçamentária por Unidade
113Relatório de Movimentação Orçamentária por Célula Analisar a movimentação orçamentária realizada por uma célula orçamentária. Movimentações Orçamentárias → Movimentação Orçamentária por Célula
114Relatório da Movimentação de Liquidação de Empenho Analisar toda a movimentação de liquidação de um determinado empenho. Movimentações Orçamentárias → Movimentação de Liquidação de Empenho
115Relatório de Transferências entre Unidades Permite consultar os diversos tipos de transferências entre unidades. Movimentações Orçamentárias → Transferências entre Unidades
116Relatório de Transferências por Unidade Visualizar as transferências orçamentárias realizadas de uma unidade da Instituição para outra. Movimentações Orçamentárias → Transferências por Unidade
117Relatório de Provisões Recebidas Visualizar todas as transferências orçamentárias que a unidade gestora do usuário logado recebe de outras unidades gestoras. Movimentações Orçamentárias → Provisões Recebidas
118Relatório de Provisões Concedidas Consultar todas as transferências orçamentárias cuja unidade de origem é a gestora do usuário logado. Movimentações Orçamentárias → Provisões Concedidas
119Relatório de Despesas por Natureza de Despesa Demonstrar as despesas das unidade por Natureza de Despesa. Despesas → Despesas por Natureza de Despesa
120Relatório de Despesas da Unidade Permite visualizar as despesas da unidade informada. Despesas → Despesas da Unidade
121Relatório de Despesas Mensais por Natureza de Despesa Exibir o total de despesas de uma Unidade e suas subordinadas. Despesas → Despesas Mensais por Natureza de Despesa
122Relatório de Despesas Anuais por Natureza de Despesa Exibir um relatório com o total de despesas agrupados por natureza de despesa de uma unidade e/ou suas filhas. Despesas → Despesas Anuais por Natureza de Despesa
123Relatório de Saldo Orçamentário por Unidade Exibir tanto os saldos para cada elemento de despesa num determinado ano de uma unidade orçamentária, como o saldo geral da unidade. Saldos → Saldo Orçamentário por Unidade
124Relatório de Saldo dos Empenhos Exibir os saldos, anulações, reforços, valores liquidados e devolvidos dos empenhos Saldos → Saldo dos Empenhos
125Relatório de Saldo de Todas as Unidades Tem a finalidade exibir o saldo total da unidade gestoras e suas subordinadas. O relatório exibe também totais de transferências, distribuições orçamentárias e outras informações. Saldos → Saldo de Todas as Unidades
126Relatório de Demonstrativo Orçamentário Demonstrar o saldo atual agrupado pelo seguintes elementos da célula orçamentária: esfera, programa de trabalho, fonte de recurso, natureza de despesa e plano interno. Saldos → Demonstrativo Orçamentário
127Relatório de Saldo Resumido por Unidade Exibir os saldos das unidades e os saldos dos empenhos da unidades. Saldos → Saldo Resumido por Unidade
128Relatório de Saldo Negociado da Unidade Exibir o saldo negociado com outros centros de custo. Saldos → Saldo Negociado da Unidade
129Relatório de Saldos Anuais por Unidade Exibir o saldo do ano da unidade informada. Saldos → Saldos Anuais por Unidade
130Relatório do Documento de Resumo para Empenhos Empenhados Exibir os dados de empenhos empenhados. Requisições/Documento de Resumos Para Empenho → Documento de Resumo para Empenhos Empenhados
131Relatório de Requisições Contidas Exibir as requisições que possuem contingenciamento. Requisições/Documento de Resumo Para Empenho→ Requisições Contidas
132Relatório de Requisições Empenhadas Tem a finalidade de exibir as requisições que foram empenhadas. Requisições/Documento de Resumo Para Empenho→ Requisições Empenhadas
133Relatório de Requisições a Empenhar Tem a finalidade de exibir as requisições pendentes de empenho. Requisições/Documento de Resumo Para Empenho→ Requisições a Empenhar
134Relatório de Projetos de Pesquisa/Extensão Tem a finalidade de gerar um relatório dos projetos de pesquisa e extensão inseridos no sistema no ano orçamentário vigente. Pesquisa/Extensão → Projetos de Pesquisa/Extensão
135Relatório de Batimento dos Documentos SIPAC x SIAFI Listar os documentos que foram extraídos do SIAFI e ainda não foram importados para o SIPAC. Integração → Batimento dos Documentos SIPAC x SIAFI
136Relatório de Migrações Automáticas de Dados do SIAFI Listar os documentos que foram migrados do SIAFI e já estão incorporados ao SCO (Sistema de Controle Orçamentário). Integração → Migrações Automáticas de Dados do SIAFI
137Relatório de Fiscalização ISS Integração → Fiscalização ISS
138Relatório de Arrecadação Mensal Integração → Arrecadação Mensal
139Relatório de Arrecadação de GRUs Integração → Arrecadação de GRUs
140Listar GRUs Emitidas Integração → Listar GRUs Emitidas
141Listar GRUs Importadas Integração → Listar GRUs Importadas
142Relatório Analítico de Transferências Orçamentárias Efetivadas Pagamentos Automáticos → Transferências Orçamentárias Efetivadas
143Resumo de Transações por Estabelecimento Transportes → Resumo de Transações por Estabelecimento
144Relatório de Abastecimentos de Importados Transportes → Relatório de Abastecimentos Importados

Aba Configurações

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
145Executar Orçamento de Convênio Realizar a execução orçamentária através de convênios. Executar Orçamento de Convênio
146Associar Projeto a Centro de Custo Associar Projeto a Centro de Custo

Aba Integração SIAFI

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
147Ler Arquivos DARF Realizar a leitura dos arquivos DARF extraídos do STA e incluir em esquema intermediário do SIPAC. Leitura de Arquivos → DARF
148Ler Arquivos da Nota de Dotação Realizar a leitura dos arquivos NOTA DE DOTAÇÃO extraídos do STA e incluir em esquema intermediário do SIPAC. Leitura de Arquivos → Nota de Dotação
149Ler Arquivos da Nota de Empenho Realizar a leitura dos arquivos NOTA DE EMPENHO extraídos do STA e incluir em esquema intermediário do SIPAC. Leitura de Arquivos → Nota de Empenho
150Ler Arquivos da Nota de Crédito Realizar a leitura dos arquivos NOTA DE CRÉDITO extraídos do STA e incluir em esquema intermediário do SIPAC. Leitura de Arquivos → Nota de Crédito
151Ler Arquivos da Nota de Sistema Realizar a leitura dos arquivos OB extraídos do STA e incluir em esquema intermediário do SIPAC. Leitura de Arquivos → Nota de Sistema
152Ler Arquivos da Ordem Bancária Realizar a leitura dos arquivos NOTA DE DOTAÇÃO extraídos do STA e incluir em esquema intermediário do SIPAC. Leitura de Arquivos → Ordem Bancária
153Tabelas Auxiliares dos Credores Processar os arquivos de credores extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Credores
154Tabelas Auxiliares do Documento Hábil Processar os arquivos de Documento Hábil extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Documento Hábil
155Tabelas Auxiliares da Fonte de Recurso Processar os arquivos de Fonte de Recursos extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Fonte de Recursos
156Tabelas Auxiliares da Natureza de Despesa Processar os arquivos de Natureza de Despesa extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Natureza de Despesa
157Tabelas Auxiliares dos Municípios Processar os arquivos de Municípios extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Municípios
158Tabelas Auxiliares do Órgão Processar os arquivos de Órgãos extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Órgão
159Tabelas Auxiliares da Unidade Gestora Processar os arquivos de Unidades Gestoras extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Unidade Gestora
160Tabelas Auxiliares do Plano Interno Processar os arquivos de Plano Interno extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Plano Interno
161Tabelas Auxiliares do Programa de Trabalho Processar os arquivos de Programa de Trabalho extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Programa de Trabalho
162Tabelas Auxiliares do Programa de Trabalho Resumido (PTRES) Processar os arquivos de PTRES extraídos do SIAFI. Os Registros existentes serão ignorados. Tabelas Auxiliares → Programa de Trabalho Resumido (PTRES)
163Consolidar Importação de Dados do DARF Importar para o SIPAC os dados do DARF que foram lidos do SIAFI. Consolidação de Importação de Dados → DARF
164Consolidar Importação de Dados da Nota de Crédito Importar para o SIPAC os dados da NOTA DE CRÉDITO que foram lidos do SIAFI. Consolidação de Importação de Dados → Nota de Crédito
165Consolidar Importação de Dados da Nota de Dotação Importar para o SIPAC os dados da NOTA DE DOTAÇÃO que foram lidos do SIAFI. Consolidação de Importação de Dados → Nota de Dotação
166Consolidar Importação de Eventos de Empenho Importar para o SIPAC os dados da NOTA DE EMPENHO que foram lidos do SIAFI. Consolidação de Importação de Dados → Nota de Empenho
167Consolidar Importação de Dados da Nota de Sistema Importar para o SIPAC os dados da NOTA DE SISTEMA que foram lidos do SIAFI. Consolidação de Importação de Dados → Nota de Sistema
168Consolidar Importação de Ordem Bancária Importar para o SIPAC os dados da OB que foram lidos do SIAFI. Consolidação de Importação de Dados → Ordem Bancária
169Consolidar GPS (Guia da Previdência Social) Consolidação de Importação de Dados → GPS (Guia da Previdência Social)
170Consolidar GRU (Guia de Recolhimento da União) Consolidação de Importação de Dados → GRU (Guia de Recolhimento da União)
171Histórico da Migração do DARF Exibir um resumo dos registros DARF processados no arquivo originado do SIAFI. Histórico da Migração → DARF
172Histórico da Migração da Nota de Crédito Exibir um resumo dos registros de NOTA DE CRÉDITO processados no arquivo originado do SIAFI. Histórico da Migração → Nota de Crédito
173Histórico da Migração de Nota de Dotação Exibir um resumo dos registros de NOTA DE DOTAÇÃO processados no arquivo originado do SIAFI. Histórico da Migração → Nota de Dotação
174Histórico da Migração da Nota de Empenho Exibir um resumo dos registros de NOTA DE EMPENHO processados no arquivo originado do SIAFI. Histórico da Migração → Nota de Empenho
175Histórico da Migração de Nota de Sistema Exibir um resumo dos registros de NOTA DE SISTEMA processados no arquivo originado do SIAFI. Histórico da Migração → Nota de Sistema
176Histórico da Migração da Ordem Bancária Exibir um resumo dos registros de OB processados no arquivo originado do SIAFI. Histórico da Migração → Ordem Bancária
177Arrecadação GRU → Arrecadação
178Consultar Participação na Arrecadação GRU → Consultar Participação na Arrecadação
179Cadastrar Participação na Arrecadação GRU → Cadastrar Participação na Arrecadação

Aba Requisições

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
180Extrato por Licitação Permitir realizar o atendimento de requisições. Registro de Preços → Extrato por Licitação
181Gerar Lista de Credores Requisições → Gerar Lista de Credores

Portal Administrativo

O Portal Administrativo é a interface padrão de todos os usuários no SIPAC. É a partir dele que qualquer serividor cadastrado tem acesso as operações como: consultar e operacionalizar as funcionalidades de orçamento. O Portal fornece funções de vários módulos, caso deseje mais informações recorra a página do módulo em específico.

Perfis envolvidos

  • Usuário do Sistema: Qualquer usuário do sistema devidamente identificado.
  • Servidor com nível de responsabilidade: Usuário cadastrado como servidor efetivo da instituição e Chefe, Vice, Gerente, Secretaria ou Supervisor/Diretor acadêmico da sua unidade de lotação.

Operações com perfil Usuário do sistema

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
182 Empenhos Emitidos Listar os empenhos que foram emitidos. Orçamento → Empenhos Emitidos
183 Empenhos a pagar Permitir visualizar todos os empenhos liquidados e que ainda não foram totalmente pagos. Orçamento → Empenhos a pagar

Operações acessadas pelo Servidor com nível de responsabilidade

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
184 Despesas da Unidade Exibir as naturezas e despesas da unidade informada. Orçamento → Despesas da Unidade
185 Despesas por Natureza de Despesa Tem a finalidade exibir as depesas de unidades por Natureza de Despesa. Orçamento → Despesas por Natureza de Despesa
186 Despesas Mensais por Natureza de Despesa Tem a finalidade de exibir as despesas mensalmente de acordo com a Natureza de Despeas informada. Orçamento → Despesas Mensais por Natureza de Despesa
187 Empenhos Emitidos Listar os empenhos que foram emitidos. Orçamento → Empenhos Emitidos
188 Empenhos a pagar Permitir visualizar todos os empenhos liquidados e que ainda não foram totalmente pagos. Orçamento → Empenhos a pagar
189 Extrato Orçamentário por Unidade Emitir um relatório de Extrato Orçamentário por Unidade, que apresenta a lista e totalização das movimentações de transferências, bloqueios, dotações, empenhos e contingenciamentos para uma unidade selecionada. Orçamento → Extrato Orçamentário por Unidade
190 Movimentação Orçamentária por Unidade Possibilitar analisar a movimentação orçamentária realizada por uma unidade. Orçamento → Movimentação Orçamentária por Unidade
191 Saldo Orçamentário por Unidade Exibir saldo da unidade em relação a cada elemento de despesa, além de transferências, valores e contidos. Orçamento → Saldo Orçamentário por Unidade
192 Saldo Resumido por Unidade Tem a finalidade de exibir o saldo orçamentário, saldo dos empenhos e totais da unidade informada e suas subordinadas. Orçamento → Saldo Resumido por Unidade

Portal da Reitoria

O módulo Portal da Reitoria atende as demandas do setor denominado gabinete do reitor, que estão associadas com, praticamente, todos os módulos da instituição. Diversos relatórios estão disponíveis aos gestores da instituição, possibilitando uma visão geral de como estão (administrativamente) as unidades constituintes da instituição.

Perfis envolvidos

Gestor da Instituição: Permite ao gestor de toda a instituição a acessar um portal com relatórios gerenciais. Estes relatórios possuem informações de todas as unidades vinculadas à instituição.

#Operação Finalidade Caminho no SistemaVídeo aula
193 Saldo Resumido por Unidade Tem a finalidade de exibir o saldo orçamentário, saldo dos empenhos e totais da unidade informada e suas subordinadas. Saldos → Saldo Resumido por Unidade
194 Saldo de Todas as Unidades Tem a finalidade de exibir o saldo orçamentário, saldo dos empenhos e totais de todas as unidades. Saldos→ Saldo de Todas as Unidades
195 Saldo Orçamentário por Unidade Exibir saldo da unidade em relação a cada elemento de despesa, além de transferências, valores e contidos. Saldos → Saldo Orçamentário por Unidade
196 Empenhos Emitidos Listar os empenhos que foram emitidos. Empenhos → Empenhos Emitidos
197 Despesas da Unidade Exibir as naturezas e despesas da unidade informada. Despesas → Despesas da Unidade
198 Despesas por Natureza de Despesa Tem a finalidade exibir as depesas de unidades por Natureza de Despesa. Despesas → Despesas por Natureza de Despesa
199 Despesas Mensais por Natureza de Despesa Tem a finalidade de exibir as despesas mensalmente de acordo com a Natureza de Despeas informada. Despesas → Despesas Mensais por Natureza de Despesa
200 Extrato Orçamentário por Unidade Emitir um relatório de Extrato Orçamentário por Unidade, que apresenta a lista e totalização das movimentações de transferências, bloqueios, dotações, empenhos e contingenciamentos para uma unidade selecionada. Extratos → Extrato Orçamentário por Unidade
201 Provisões Recebidas Extratos → Provisões Recebidas

Relacionamento com outros módulos

O módulo de Orçamento, de maneira geral, pode ser implantado independente de outros módulos. Existem módulos que dependem do orçamento para determinadas operações poderem ser executadas.

  • Módulo de Requisições: A não utilização deste módulo impede que o gestor cadastre empenhos ordinários relacionados a requisições de material, passagens, diárias, entre outras.
  • Módulo de Projeto e Convênios: Utilizar o orçamento baseado em convênio. A não utilização do módulo de convênio impede que seja executado orçamento através de um determinado convênio.
  • Declaração de Disponibilidade Orçamentária (DDO): As operações de DDO fazem parte do módulo Orçamentário, mas se encontram em um módulo exclusivo do SIPAC. A partir desse módulo é possível efetuar todas as operações disponíveis na aba cadastros (Fonte de Recursos, Natureza de Despesa - ND, Plano Interno - PI, Programa de Trabalho Resumido - PTRES e Programa de Trabalho - PT) e operações (Cadastro de Cotas Orçamentárias e declarações de disponibilidade orçamentária).
  • Liquidação de despesas: Informar do recebimento do empenho pelo fornecedor.
  • Almoxarifado: Associação do empenho no cadastro da nota fiscal.
  • patrimônio:Associação do empenho no cadastro da nota fiscal.
  • Contratos: Associação com o empenho no cadastro do contrato.

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