Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:manuais:sigadmin:lista

SIGAdmin

O SIGAdmin permite que usuários autorizados realizem operações relacionadas à gestão dos sistemas integrados da Instituição, em específico o gerenciamento de entidades comuns a todos os sistemas, tais como: usuários, permissões, mensagens, notícias, entre outras.

Esta apresenta e descreve as funcionalidades encontradas no SIGAdmin, disponibilizando seus manuais e videoaulas.

Perfis Envolvidos

  • *Administrador SIGAdmin:* Permite que o usuário realize operações relacionadas à administração dos sistemas integrados da Instituição, como a configuração dos sistemas, a atribuição de permissões, a visualização de logs, etc;
  • *Administrador Unidades Extras Usuários:* Habilita o usuário para que ele possa atribuir novas unidades, ou unidades extras, a outros usuários de sua unidade de lotação;
  • *Administrador Usuário:* Possibilita acessar funcionalidades associadas à administração de usuários, como o cadastro e a remoção de usuários que terão acesso ao sistema;
  • *Auditor Técnico:* Permite realizar operações de auditoria do SIGAdmin;
  • *Consulta Usuários:* Dá ao usuário a permissão para consultar os dados de outros usuários que possuem acesso ao sistema, bem como visualizar algumas de suas informações;
  • *Gestor Avaliação Unidade:* Permite que o usuário, gestor de avaliação de unidades da Instituição, acesse funcionalidades relacionadas aos processos de avaliação;
  • *Gestor Chamado:* Perfil que permite que o usuário realize o gerenciamento dos chamados enviados por meio dos sistemas;
  • *Gestor de Comunicações:* Habilita o usuário para cadastrar avisos e notícias que serão exibidas nos sistemas;
  • *Gestor de Questionário de Avaliação:* Permite acessar os questionários de avaliação cadastrados no sistema, bem como realizar operações associadas a eles, como aplicá-los ao público-alvo e visualizar suas respostas;
  • *Gestor Organização Unidades:* Dá ao usuário acesso à hierarquia de unidades da Instituição no SIGAdmin, permitindo que realize operações como cadastrar novas unidades, registrar responsáveis pelas unidades cadastradas, entre outras;
  • *Gestor Organizacional:* Permite que o usuário realize a manutenção dos dados organizacionais das unidades que compõem o organograma da Instituição;
  • *Gestor Unidades:* Habilita o usuário para efetuar operações diversas relacionadas à gestão das unidades da Instituição nos sistemas;
  • *Suporte aos Sistemas - Helpdesk:* Dá aos usuários da equipe de Suporte da Instituição permissão para consultar unidades, usuários e e-mails.

Manuais do SIGAdmin

Portal Admin

Comunicação

# Operação Finalidade Caminho no Sistema Vídeo Aula
1 Cadastrar Notícias Permite cadastrar notícias de interesse geral ou específico nos portais públicos dos sistemas da Instituição. Notícias → Cadastrar  Fhash  Iphone
2 Alterar/Remover Notícia Permite listar as notícias previamente cadastradas no sistema, podendo alterar suas informações e/ou removê-las, conforme desejado. Notícias → Alterar/Remover
3 Inserir Permissão de Cadastro de Notícia/Evento Possibilita a atribuição de permissões a usuários do sistema para que eles possam efetuar a publicação de notícias/eventos nos portais da Instituição. Notícias → Gerenciar Permissão Cadastro Notícia/Evento → Inserir
4 Listar/Alterar Permissão de Cadastro de Notícia/Evento Possibilita realizar a listagem e gerenciamento de permissões dadas a usuários para publicar notícias/eventos que serão exibidos nos portais da Instituição. Notícias → Gerenciar Permissão Cadastro Notícia/Evento → Listar/Alterar
5 Notificar Usuários Permite realizar o envio de notificações ou avisos para grupos de usuários do sistema. Comunicação em Grupo → Notificações → Notificar
6 Consultar Notificações Enviadas Permite consultar as notificações enviadas para os usuários por meio do sistema, utilizando, para isso, uma consulta com filtros diversos. Comunicação em Grupo → Notificações → Consultar Enviadas
7 Reativar Notificação Permite reativar o recebimento de notificações que são enviadas pelo sistema, ou seja, autorizar que um usuário do sistema que não mais recebia notificações volte a recebê-las. Comunicação em Grupo → Notificações → Reativar Notificação
8 Gerenciar Grupos Permite cadastrar e gerenciar grupos de destinatários no sistema. Comunicação em Grupo → Gerência de Grupos → Gerenciar Grupos
9 Gerenciar Permissões de Acesso aos Grupos Permite gerenciar as permissões de envio de notificações para os usuários de cada grupo previamente cadastrado no sistema, ou seja, permite definir quais tipos de notificações cada grupo receberá. Comunicação em Grupo → Gerência de Grupos → Gerenciar Permissões de Acesso aos Grupos
10 Inserir Notificação On-Line para Usuários Logados Permite cadastrar uma notificação que será apresentada em destaque no sistema, para ser visualizada por todas as pessoas que façam login nele. Notificação On-Line para Usuários Logados → Inserir
11 Remover Notificação On-Line para Usuários Logados Permite remover uma notificação previamente cadastrada para ser apresentada em destaque para todas as pessoas que fizerem login no sistema. Notificação On-Line para Usuários Logados → Remover
12 Cadastrar Tela de Aviso Após Logon Permite realizar o cadastro de avisos exibidos após o login de usuários no sistema. Tela de Aviso Após Logon → Cadastrar
13 Listar Tela de Aviso Após Logon Permite a listagem de telas de avisos previamente cadastradas para serem exibidas após o login de usuários no sistema, bem como a visualização dos detalhes do aviso e sua alteração e/ou remoção, conforme desejado. Tela de Aviso Após Logon → Listar
14 Cadastrar Questionário Permite realizar o cadastro de questionários que devem ser respondidos pelos usuários dos diversos sistemas da Instituição. Gestão de Questionário → Cadastrar Questionário
15 Consultar Respostas Individuais Permite acessar todas as respostas de um determinado usuário a um questionário específico previamente cadastrado no sistema e aplicado. Gestão de Questionário → Consultar Respostas Individuais
16 Alterar Questionário Permite visualizar, alterar e/ou remover questionários previamente cadastrados no sistema. Gestão de Questionário → Alterar Questionário
17 Cadastrar Aplicação de Questionário Permite aplicar um questionário para um determinado grupo de usuários do sistema ou para o público externo por um período de tempo específico. Gestão de Questionário → Aplicação de Questionário → Cadastrar
18 Gerenciar Aplicação de Questionário Permite o gerenciamento da aplicação de questionários previamente cadastrados no sistema. Gestão de Questionário → Aplicação de Questionário → Gerenciar
19 Reativar Questionário para Usuário Permite que um questionário cujo período de aplicação foi finalizado possa ser reaberto e aplicado para usuários que o ignoraram anteriormente. Gestão de Questionário → Reativar Questionário para Usuário
20 Relatório Sintético de Respostas do Questionário Permite a emissão de um relatório sintético contendo a lista de questões que fazem parte de um questionário aplicado anteriormente e as respostas apresentadas pelos usuários a cada questão listada. Gestão de Questionário → Relatórios → Relatório Sintético
21 Relatório Quantitativo de Respostas do Questionário Permite emitir um relatório contendo as estatísticas de respostas aos questionários aplicados anteriormente aos usuários do sistema. Gestão de Questionário → Relatórios → Relatório Quantitativo

Gestão de Unidades

# Operação Finalidade Caminho no Sistema Vídeo Aula
22 Alteração do Nome Oficial da Unidade Permite alterar o nome oficial de unidades da Instituição, bem como suas respectivas siglas, números de identificação e códigos. Cadastro de Unidades → Alteração do Nome Oficial da Unidade
23 Cadastrar Unidades Permite realizar o cadastro de unidades no organograma da Instituição. Cadastro de Unidades → Cadastrar
24 Listar/Alterar Unidades Permite realizar uma busca pelas unidades cadastradas no organograma da Instituição, bem como alterar os dados e/ou remover (definir como inativa) uma determinada unidade. Cadastro de Unidades → Listar/Alterar
25 Sincronizar Unidades Permite sincronizar as informações referentes a unidades cadastradas no SIGAdmin com outros sistemas da Instituição. Cadastro de Unidades → Sincronizar Unidades
26 Hierarquia Organizacional de Unidades Permite gerar a hierarquia organizacional de uma unidade no sistema, permitindo sua alteração e/ou remoção. Hierarquia Organizacional de Unidades
27 Listar/Alterar Responsáveis por Unidades Permite o cadastro, a listagem, a alteração e/ou a remoção do registro de servidores como responsáveis por unidades da Instituição. Responsáveis por Unidades → Listar/Alterar
28 Buscar Responsabilidades por Servidor Permite visualizar as responsabilidades de servidores cadastrados no sistema de acordo com as respectivas unidades. Responsáveis por Unidades → Buscar Responsabilidades por Servidor
29 Adicionar Unidades Extras aos Usuários Permite vincular usuários do sistema a mais de uma unidade da Instituição. Responsáveis por Unidades → Adicionar Unidades Extras aos Usuários
30 Relatório de Responsável por Unidade Permite emitir um relatório contendo a lista dos usuários responsáveis por determinadas unidades da Instituição. Responsáveis por Unidades → Relatório de Responsável por Unidade

Usuários

# Operação Finalidade Caminho no Sistema Vídeo Aula
31 Consultar Usuários Permite consultar os usuários cadastrados no sistema da Instituição, além de atribuir, editar e/ou remover suas permissões de acesso. Consultar Usuários
32 Autorizar Permissões Permite autorizar a atribuição das permissões que irão possibilitar ao usuário a utilização dos recursos dos sistemas da Instituição. Permissões → Autorizar Permissões
33 Implantar Permissões Permite atribuir papéis que irão possibilitar um determinado usuário a utilizar os recursos dos sistemas. Permissões → Implantar Permissões
34 Transferir Permissões Permite transferir uma ou mais permissões/papéis de um usuário do sistema para outro. Permissões → Transferir Permissões
35 Relatório de Usuários por Papel Permite realizar uma consulta e emitir um relatório contendo a lista de usuários que possuem um determinado papel, ou permissão de acesso ao sistema. Permissões → Relatório de Usuários por Papel
36 Listar Gestores de Permissões Permite visualizar a lista dos gestores de permissões cadastrados no sistema, bem como alterar, remover e/ou cadastrar novos gestores, conforme desejado. Permissões → Gestores de Permissões
37 Cadastrar Usuário Permite realizar o cadastro de novos usuários do sistema a partir de seus números de CPF ou CNPJ. Gestão de Usuários → Cadastrar Usuário
38 Alterar Dados de Usuário Permite realizar a alteração/atualização dos dados cadastrais de usuários previamente registrados no sistema. Gestão de Usuários → Alterar Dados de Usuário
39 Confirmação de Cadastro de Usuários Permite a validação do cadastro dos usuários no sistema. Gestão de Usuários → Confirmação de Cadastro de Usuários
40 Associar Servidor a Usuário Permite que um usuário cadastrado no sistema seja associado a um servidor da Instituição, desde que os dois sejam a mesma pessoa. Gestão de Usuários → Associar Servidor a Usuário
41Permissões de Acesso aos Sistemas Permite atribuir a determinados usuários permissões de acesso aos sistemas. Gestão de Usuários → Permissões de Acesso aos Sistemas

Auditoria

# Operação Finalidade Caminho no Sistema Vídeo Aula
42 Consultar Erros Permite visualizar os erros que foram apresentados pelas operações de um determinado sistema. Consultar Erros
43 Consultar Logs de Registro de Entrada Permite a consulta dos registros de entrada dos usuários, isto é, do conjunto de informações sobre os seus acessos ao sistema. Consultar Logs → Registro de Entrada
44 Consultar Registro de Acesso Público Permite a consulta dos registros de acessos públicos aos portais dos sistemas integrados da Instituição. Consultar Logs → Registro de Acesso Público
45 Consultar Logs de "Logar Como" Permite a consulta dos registros de uso da opção “Logar Como” do sistema. Consultar Logs → Logar Como
46 Consultar Logs de Operação Permite a visualização de logs de operações realizadas no sistema. Consultar Logs → Log Operação
47 Consultar Logs do Servidor Permite consultar os logs que foram registrados por classes dos sistemas em banco de dados. Consultar Logs → Log do Servidor
48 Consultar LogDB Permite consultar os logs de operações de alterações (inserção, atualização e remoção) no banco de dados realizadas sobre entidades mapeadas com Hibernate. Consultar Logs → LogDB
49 Consultar Logs de Updates JDBC Permite consultar logs provenientes do método update(), criado em GenericDAO e que tem a finalidade de evitar que atualizações, inserções ou remoções que necessitarem ser realizadas via JDBC utilizem a API do JDBC ou o JdbcTemplate diretamente. Consultar Logs → Log Updates JDBC
50 Cadastro de Processadores e Movimentos Permite realizar o cadastro de processadores e dos seus respectivos movimentos no sistema. Extrato Diário de Movimentação → Cadastro de Processadores e Movimentos
51 Visualizar Relatório de Movimentação Diária Permite a visualização de relatórios de movimentações diárias de acesso aos sistemas integrados. Extrato Diário de Movimentação → Visualizar Relatório
52 Estatísticas de Acesso Acadêmico Permite a visualização das estatísticas de acesso ao sistema acadêmico no dia da realização da operação. Extrato Diário de Movimentação → Estatística de Acessos do Dia → Acadêmico
53 Estatísticas de Acesso Administrativo Permite a visualização das estatísticas de acesso ao sistema administrativo no dia da realização da operação. Extrato Diário de Movimentação → Estatística de Acessos do Dia → Administrativo
54 Relatório de Acessos Permite visualizar um relatório que mostra um gráfico anual, mensal, por período, diário ou horário, relacionando o número de requisições de acessos para os sistemas institucionais (acadêmico e administrativo). Relatório de Acessos

Suporte Técnico

# Operação Finalidade Caminho no Sistema Vídeo Aula
55 Consultar Base de Arquivos Permite que administradores consultem as informações da base de arquivos do sistema. Consultar Recursos dos Sistemas → Consultar Base de Arquivos
56 Consultar timers Permite consultar informações sobre os timers cadastrados no sistema, bem como cadastrar novos timers, alterá-los e/ou removê-los. Consultar Recursos dos Sistemas → Consultar Timers
57 Consultar Serviços Remotos Permite a consulta de informações sobre todos os serviços remotos implementados nos sistemas. Consultar Recursos dos Sistemas → Consultar Serviços Remotos
58 Ativar Profiling Profiling → Ativar Profiling
59 Consultar Informações de Profiling Profiling → Consultar Informações de Profiling
60 Consultar E-mails Enviados Permite verificar os e-mails que foram automaticamente enviados para os usuários pelo sistema. Consultar E-mails → Emails Enviados
61 Consultar E-mails Não Enviados Permite consultar os e-mails que deveriam ter sido enviados automaticamente pelo sistema mas não foram, além de verificar qual foi o erro que impediu seu envio. Consultar E-mails → E-mails Não Enviados
62 Consultar Unidades Permite ao usuário consultar, alterar e/ou remover, isto é, definir como inativa, uma unidade do organograma da Instituição. Consultar Unidades
63 Consultar Servidores Permite a consulta de servidores da Instituição, além da visualização de suas informações de cadastro e de seus usuários no sistema. Consultar Servidores
64 Cadastrar Material de Treinamento Permite o cadastro de novos materiais de treinamento no sistema da Instituição. Os materiais de treinamento têm a finalidade de auxiliar o usuário no uso das demais ferramentas do sistema. Materiais de Ajuda ao Usuário → Material de Treinamento
65 Cadastrar Tipos de Materiais de Treinamento Permite realizar o cadastro de um novo tipo de material de treinamento utilizado no sistema, bem como alterar e/ou remover tipos de material previamente cadastrados. Materiais de Ajuda ao Usuário → Tipos de Materiais de Treinamento
66 Implantar Permissões Permite atribuir a um usuário um ou mais papéis que irão possibilitá-lo a utilizar os recursos dos sistemas. Permissões → Implantar Permissões
67 Transferir Permissões Permite transferir uma ou mais permissões/papéis de um usuário para outro. Permissões → Transferir Permissões
68 Consultar Papéis Permite ao usuário fazer a consulta de papéis de um determinado sistema e subsistema da Instituição. Permissões → Consultar Papéis
69 Cadastrar Usuário Permite realizar o cadastro de novos usuários do sistema a partir de seus números de CPF ou CNPJ. Usuários → Cadastrar Usuário
70 Alterar Dados de Usuário Permite realizar a alteração/atualização dos dados cadastrais de usuários previamente registrados no sistema. Usuários → Alterar Dados de Usuário
71 Confirmação de Cadastro de Usuários Permite a validação do cadastro dos usuários no sistema. Esta operação é possível, caso o usuário não efetue a confirmação através do email informado no auto-cadastro. Usuários → Confirmação de Cadastro de Usuários
72 Associar Servidor a Usuário Permite que um usuário cadastrado no sistema seja associado a um servidor da Instituição, desde que os dois sejam a mesma pessoa. Usuários → Associar Servidor a Usuário
73 Permissões de Acesso dos Usuários aos Sistemas Permite que sejam atribuídas a determinados usuários permissões de acesso aos sistemas. Usuários → Permissões de Acesso aos Sistemas
74 Cadastrar Tipos de Ambientes Permite cadastrar novos tipos de ambientes, utilizados para controlar o acesso de usuários ao sistema. Ambientes → Tipos de Ambientes → Cadastrar
75 Listar Tipos de Ambientes Permite visualizar a lista de tipos de ambientes previamente cadastrados no sistema, bem como alterar e/ou remover um determinado tipo de ambiente, que são utilizados para controlar o acesso de usuários ao sistema. Ambientes → Tipos de Ambientes → Listar
76 Cadastrar Usuários para Acesso aos Ambientes Ambientes → Usuários para Acesso aos Ambientes → Cadastrar
77 Listar Usuários para Acesso aos Ambientes Ambientes → Usuários para Acesso aos Ambientes → Listar

Config. do Sistema

# Operação Finalidade Caminho no Sistema Vídeo Aula
78 Consultar Dados Institucionais Permite visualizar e alterar os dados institucionais apresentados nos sistemas. Dados Institucionais
79 Manutenção dos Sistemas Permite configurar determinado sistema para o estado de ativo ou em manutenção, como também alterar a tela de aviso exibida pelo sistema enquanto o mesmo estiver em estado de manutenção. Manutenção dos Sistemas
80 Sincronizar Todos os Usuários Permite sincronizar as tabelas de usuários comum.pessoa e comum.usuario entre os bancos de dados dos sistemas administrativos, acadêmico e o banco comum, referente aos dados dos usuários. Sincronizar Todos os Usuários
81 Limpar Cache do Hibernate Hibernate → Limpar Cache do Hibernate
82 Inserir Feriados Permite cadastrar feriados no sistema da Instituição. Feriados → Inserir
83 Listar Feriados Permite listar todos os feriados cadastrados no sistema, podendo alterá-los ou removê-los, conforme desejado. Feriados → Listar
84 Cadastrar Configuração de GRU Permite cadastre configurações de GRU para uma determinada unidade da Instituição. GRU → Configuração de GRU → Cadastrar
85 Listar/Alterar Configuração de GRU Permite visualizar uma lista contendo as configurações de GRU previamente cadastradas no sistema da Instituição, bem como alterá-las, conforme desejado. GRU → Configuração de GRU → Listar/Alterar
86 Cadastrar Grupo de Emissão de GRU Permite cadastrar, no sistema da Instituição, um grupo de emissão de GRU (Guia de Recolhimento da União), documento utilizado pela Instituição para realizar o pagamento de contas. GRU → Grupo de Emissão de GRU → Cadastrar
87 Listar/Alterar Grupo de Emissão de GRU Permite alterar as informações de um grupo de emissão de GRU cadastrado anteriormente no sistema da Instituição. GRU → Grupo de Emissão de GRU → Listar/Alterar
88 Inserir Mensagens de Aviso Permite cadastrar mensagens de aviso, erro ou formatação padronizadas para o sistema. Mensagens de Aviso → Inserir
89 Listar/Alterar Mensagens de Aviso Permite visualizar e atualizar as mensagens de aviso cadastradas anteriormente no sistema. Mensagens de Aviso → Listar/Alterar
90 Cadastrar Parâmetro Permite realizar o cadastro de parâmetros dos sistemas, ou seja, de informações utilizadas nas regras de negócio das funcionalidades para disponibilizar ou não uma certa funcionalidade para determinados usuários. Parâmetros → Cadastrar Parâmetro
91 Listar/Alterar Parâmetros Permite visualizar, alterar e/ou remover parâmetros previamente cadastrados. Parâmetros → Listar/Alterar Parâmetros
92 Resetar Parâmetros Permite limpar o cache dos parâmetros para deixá-lo de acordo com os parâmetros gravados no sistema. Parâmetros → Resetar Parâmetros
93 Implantar Permissões Permite atribuir a um usuário um ou mais papéis que irão possibilitá-lo a utilizar os recursos dos sistemas. Permissões → Implantar Permissões
94 Transferir Permissões Permite transferir um ou mais papéis de um usuário para outro. Permissões → Transferir Permissões
95 Gerenciamento de Papéis Permite o gerenciamento de papéis do sistema, que são utilizados para definir o tipo de acesso às demais ferramentas para cada tipo de usuário. Permissões → Gerenciamento de Papéis
96 Listar Gestores de Permissões Permite visualizar a lista dos gestores de permissões cadastrados no sistema, bem como alterar, remover e/ou cadastrar novos gestores, conforme desejado. Permissões → Gestores de Permissões
97 Grupos de Papéis Permite cadastrar, alterar e/ou remover grupos de papéis, que posteriormente poderão ser utilizados por determinados perfis de usuários. Permissões → Grupos de Papéis
98 Atualizar Dígitos Verificadores Protocolo → Atualizar Dígitos Verificadores
99 Calcular Dígitos Verificadores Protocolo → Calcular Dígitos Verificadores
100 Inserir Tipos de Documentos para Templates Permite inserir tipos de documentos para templates no sistema. Tipos de Documentos para Templates → Inserir
101 Listar/Alterar Tipos de Documentos para Templates Permite editar ou remover tipos de documentos para templates cadastrados no sistema. Tipos de Documentos para Templates → Listar/Alterar
102 Inserir Templates de Documentos Permite a inserção de templates de documentos no sistema, utilizados em mensagens/documentos gerados automaticamente. Templates de Documentos → Inserir
103 Listar/Alterar Templates de Documentos Permite a alteração e/ou remoção de templates de documentos no sistema, utilizados em mensagens/documentos gerados automaticamente. Templates de Documentos → Listar/Alterar

<< Voltar - Página Inicial

suporte/manuais/sigadmin/lista.txt · Última modificação: 2016/10/11 15:40 (edição externa)