Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


suporte:manuais:sigaa:graduacao:ddp:aluno:matricula_compulsoria

Export page to Open Document format

Matrícula Compulsória

Sistema SIGAA
Módulo Graduação
Usuários Perfil específico do DAE
Perfil ADMINISTRADOR_DAE
Última Atualização 11/10/2016 09:46

Esta operação permite ao usuário do Departamento de Administração Escolar (DAE) matricular compulsoriamente discentes. Para isso, o usuário deverá: Acessar o SIGAA → Módulos → Graduação → CDP → Aluno → Matrícula Compulsória.

O sistema exibirá a tela a seguir. O usuário deverá busca por um discente através de um ou mais dos seguintes parâmetros: Matrícula, CPF, Nome do Discente e/ou Curso.

Figura 1: Informe os Critérios de Busca

Para desistir da operação, clique em Cancelar. Clique em Buscar para dar continuidade. O sistema exibirá uma tela informando o resultado da busca com o número de discentes encontrados:

Figura 2: Selecione Abaixo o discente

No ícone , o usuário poderá Visualizar Detalhes do discente, conforme tela abaixo:

Figura 3: Visualizar Detalhes

Para Selecionar um discente, clique no ícone . Será exibida a tela abaixo:

Figura 4: Selecione as restrições

Nesta, o usuário deverá selecionar as retrições de matrícula a serem verificadas pelo sistema e qual Status do aluno, se Em espera ou Matriculado. Sendo o primeiro referente à matricula que ainda não foi processada e Matriculado aquele em que o processamento já foi realizado. O usuário deverá ainda selecionar o Ano-Período para a matrícula.

Exemplificamos nesse manual com status Matriculado para o período 2010.3.

Após as modificações clique em Confirmar para prosseguir. Será exibida a seguinte tela.

Figura 5: Buscar turmas abertas

Aqui o usuário poderá buscar por turmas abertas em qualquer curso da universidade para matricular o discente. Preencha um ou mais campos para refinar a busca conforme o necessitado.

Para visualizar o histórico do discente, clique em Ver Histórico. Será disponibilizado ao usuário o download do arquivo PDF do histórico.

Exemplificaremos a busca com Horário: 35N34 e Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - NATAL.

Clique em Buscar para dar continuidade na operação. Serão exibidos os resultados logo abaixo da tela de busca.

Figura 6: Resultado das buscas

Para saber mais detalhes sobre a turma, clique no ícone na página de Turmas Abertas Encontradas. Será exibido o box de informações abaixo.

Figura 7: Detalhes da turma

O usuário deverá selecionar a turma na qual deseja matricular o discente, e clicar em Adicionar Turma no final da página para prosseguir com a operação. Será exibida a tela de sucesso na operação.

Figura 8: Sucesso na operação

De volta a tela de Buscar Turmas Abertas, o usuário terá diversas opções para a matrícula do aluno, que serão explicadas em tópicos, logo abaixo.

  • : O usuário será encaminhado para a tela de busca de discentes, demonstrada no início deste manual.
  • : O usuário será encaminhado para a página de Selecionar as Restrições, como mostrado mais acima no manual.
  • : Nesta tela são exibidas todas as turmas abertas dos componentes curriculares da estrutura curricular do aluno selecionado. Nela, o usuário tem a opção de visualizar dados sobre cada componente e turma. Outra opção é buscar por turmas abertas de componentes que componham as expressões de pré-requisito, co-requisito e equivalência.
  • : Nesta tela, o usuário visualizará as disciplinas equivalentes às do seu currículo. Assim, ele poderá se matricular em disciplinas com horários diferentes das presentes na estrutura curricular, no entanto, que possuam assunto equivalente. Lembrando que, ao pagar a disciplina equivalente, o discente não poderá mais pagar a disciplina original.
  • : O sistema exibirá a página principal de matrícula on-line, onde encontra-se um resumo de turmas selecionadas, com seus respectivos horários, créditos e carga horária. O usuário terá acesso a opções de efetivar matrícula, sair, visualizar a grade de horários, entre outras.

Ver Turmas da Estrutura Curricular

Clicando no ícone , o usuário poderá visualizar as turmas da estrutura curricular que o discente ainda não pagou, e que poderá se matricular.

Em algumas turmas não será possível realizar matrícula por que o discente pode já ter cursado alguma equivalente a ela ou não ter cursado algum pré-requisito necessário. Para visualizar a razão do bloqueio, passe o mouse sobre o ícone .

O sistema exibirá a tela conforme mostrado abaixo.

Figura 9: Ver turmas da estrutura curricular

Nesta tela o usuário deverá selecionar as turmas nas quais deseja matricular o discente. Existirão ícones na página que poderão fornecer informações úteis ao usuário.

Quando há disciplinas Equivalentes ou Pré-requisitos para que o usuário possa se matricular na disciplina, o sistema disponibilizará os devidos links para que o usuário visualize-os.

Movendo o mouse sobre o ícone o usuário verá que as disciplinas possuem vagas reservadas para o curso ou matriz curricular. Clicando no ícone , o usuário visualizará detalhes sobre a referida turma, conforme mostrado abaixo.

Figura 10: Detalhes da turma

Voltando à seleção de turmas, escolha a(s) turma(s) desejada(s) e clique em Adicionar Turmas ao final da página. Exemplificamos nesse manual com a matrícula na turma COM 0106 - COMUNICAÇÃO POLÍTICA. Será exibida a mensagem a seguir.

Figura 11: Sucesso na operação

Ver Turmas Equivalentes

Clicando no ícone , o usuário será encaminhado a página de turmas equivalentes a da estrutura curricular. Essas são turmas de componentes que apresentam conteúdo similar à turma orginal da estrutura curricular, mas que são ministradas em horários e locais diferentes.

Figura 12: Equivalente

Da mesma forma que em Ver Turmas da Estrutura Curricular, o usuário deverá selecionar as turmas desejadas e clicar em Adicionar Turmas. Exemplificamos nesse manual com LET0002 - LINGUA PORTUGUESA II - Turma 02.

Prosseguindo a operação, será exibida a seguinte mensagem de sucesso:

Figura 13: Sucesso na operação

Ver as Turmas Selecionadas

Clicando no ícone o usuário poderá visualizar todas as turmas que foram selecionadas, a grade de horários e as turmas em que o discente já está matriculado, conforme pode-se observar abaixo.

Figura 14: Turmas selecionadas

Nesta tela, além de poder retornar em todos os passos anteriores, o usuário poderá confirmar as matrículas, ou sair da operação. Clique em Sair sem Salvar para cancelar todo o procedimento, e apagar os dados.

Para excluir alguma turma selecionada, clique em e confirme a exclusão da turma.

Para prosseguir, clique no ícone na parte superior da página.

Será exibida a tela conforme mostrado a seguir.

Figura 15: Confirmar

Confira os dados dispostos. Caso deseje fazer alguma alteração nas turmas clique em Ver as Turmas Selecionadas para retornar a página correspondente. Para cancelar a operação clique em Sair sem Salvar.

Verifique todas as matrículas e informações, e confirme a operação em Matricular Discente para prosseguir e finalizar a operação. Será exibida a tela a seguir:

Figura 16: Matrícula realizada

O sistema exibirá as turmas em que o discente foi matrículado, disponibilizando o Comprovante para ser impresso. O usuário poderá iniciar a operação com outro discente, clicando em Buscar outro Discente, ou retornar ao menu principal clicando em Voltar ao Menu Principal ou em .

Clicando em Comprovante, o documento exibido será semelhante a imagem abaixo.

Figura 17: Comprovante

Se desejar imprimir o comprovante, clique no ícone .

Para retornar à página anterior, clique em Voltar.

Para ir ao menu principal do módulo, clique em .

Bom Trabalho!

<< Voltar - Manuais do SIGAA

suporte/manuais/sigaa/graduacao/ddp/aluno/matricula_compulsoria.txt · Última modificação: 2016/10/11 09:46 (edição externa)